Arquivos

Novembro 2012

Dezembro 2011

Janeiro 2011

Novembro 2010

Abril 2010

Março 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Março 2007

Twitter Feed


follow davidfonseca at http://twitter.com
Segunda-feira, 20 de Julho de 2009

Novo videoclip - update!

 

Uma actualização relativa ao novo videoclip e ao meu pedido de voluntários para perderem umas horas de sol veranil para participarem na rodagem: recebemos CENTENAS de emails, o que vai fazer com que a tarefa de escolher algumas pessoas seja ainda mais difícil. De qualquer forma, a rodagem do vídeo foi adiada para o dia 28 de Julho, o que nos dá mais alguns dias para esta tarefa complexa. 

 

Confesso que quase mudei todo o script do filme, tive vontade de fazer um vídeo com todas as pessoas que se disponibilizaram, mas seria difícil mudar o rumo das coisas em tão pouco tempo. Iremos contactar as pessoas escolhidas no dia 24 de Julho e, caso surja uma nova oportunidade de participarem em mais uma aventura videográfica, não hesitarei em contactar-vos de novo (a todos os que ficarem de fora, acalmem a vossa vontade de incendiar os mp3s das minhas canções, vai haver muitas mais aventuras no futuro!). Não teremos hipótese de enviar um email a toda a gente, agradeço a todos a vossa participação massiva nesta ideia.

 

Pela janela vejo o Oceano Atlântico, a brisa açoreana corre levemente, um galo canta e, ao longe, ouço sinos de igreja. E mais nada. Como disse o meu teclista Paulo Pereira ainda há pouco, "a azáfama de uma segunda-feira". Daqui a uma hora já estarei no soundcheck, para seguir no Twitter.

davidfonseca às 16:31
link
Quarta-feira, 15 de Julho de 2009

Quem quer participar no meu novo vídeo?

 

Farto da reflexão pós-estúdio, estou já na tarefa gloriosa de construir um videoclip para uma canção nova. Para tal, estou à procura de pessoas de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 18 e 35 anos que prescindam de um dia maravilhoso de sol para estar comigo e com a minha equipa na rodagem desta aventura.

 

O vídeo será filmado na zona de Leiria no dia 22 de Julho e será o primeiro suporte visual do novo disco. Enviem uma ou duas fotos vossas (ou uma morada de hi5, facebook, myspace, etc onde esteja essa informação) para videoclip@davidfonseca.com, juntamente com a vossa localidade e contacto.

 

E agora, de volta ao storyboard.

davidfonseca às 18:41
link
Terça-feira, 14 de Julho de 2009

What's Going On

 

Passou já uma semana desde que saí do estúdio. Foram dias cheios de canções cruzados com a maratona que é tocar muitos instrumentos, sempre a somar os efeitos físicos secundários de tocar bateria furiosamente e baixo sem palheta. Dores, calos e inchaços, tudo se contabilizou. Encaro estas gravações como a primeira abordagem ao novo disco, ainda com um caminho por fazer, muitas paisagens por decidir. Desde que saí daquelas quatro paredes, a bola de neve começou a descer a montanha com relativa velocidade e muitas novidades vão surgir nos próximos tempos. Coleccionam-se ideias e projectam-se impossibilidades, as utopias próprias da profissão. Sinto sempre uma certa transformação a ter lugar, um corpo dá lugar a outro, uma ideia que solidifica e que, lentamente, se apodera do espaço à minha frente.

 

Nunca escolhi esta profissão. Sempre achei que foi a profissão que me escolheu a mim, apanhou-me quando andava à deriva e levou-me no navio. No entanto, todos os dias aprendo mais sobre ela e sobre esta forma de expressão, percebo melhor o mundo, as pessoas, os lugares. Não sei onde me leva o navio, mas tem sido uma viagem extraordinária e invulgar.

 

O próximo porto segue dentro de momentos.

davidfonseca às 02:14
link
Sexta-feira, 26 de Junho de 2009

Michael

 

"Thriller" foi o primeiro disco que tive. Sei-o de trás para a frente e, tal como os milhões de fãs nos anos 80, imitava os seus passos de dança da melhor forma que conseguia. Voltei a ouvir o disco recentemente e não envelheceu um único acorde, permanecendo genial e resistente à desfiguração do seu criador, cada vez mais estranho e desligado do mundo real.

 

A sensação que fica é algo triste, uma estrela que já foi "bigger than life" desaparecer num momento de declínio tão obscuro. Que o seu passado recente não faça esquecer a genialidade do homem que, em muitos sentidos, revolucionou a indústria musical como poucos conseguiram fazer.

 

Em várias ocasiões, cantei a canção "Billie Jean" em palco, mas este senhor deu-lhe uma vida própria. Aqui fica uma versão apropriada para o momento:

 

davidfonseca às 06:29
link
Segunda-feira, 22 de Junho de 2009

Play it again, from the top.

 

Por mais vezes que já tenha passado por aqui, este é sempre um dia fabuloso na minha vida musical. Entrar no estúdio é uma espécie de ritual que me leva para outro momento da minha vida, o início de uma aventura ainda vaga e fugidia. Arrumar os instrumentos em caixas para voltar a desencaixá-los noutro sítio, longe de tudo e de todos. As mil ideias e emoções que atravessaram a minha cabeça, corpo e coração prestes a serem agarradas sob alguma forma musical, a concretização de tudo o que, até agora, era algo abstracto a habitar a minha pessoa.


Começo hoje a gravar o sucessor de “Dreams In Colour”, um misto de medo e entusiasmo embrulhado em canções e sequências de acordes. Desta vez vou para estúdio apenas com o meu produtor, Nélson Carvalho, e vou gravar as novas canções de forma um pouco diferente do disco anterior. Nos próximos dias estarei agarrado a todo o tipo de instrumentos musicais e máquinas cujo prazo parece ter passado há muito, na esperança de encontrar aquilo que procuro. Não terei muito tempo para actualizar este blog, mas poderão acompanhar o processo através do Twitter.


E agora vou desaparecer na bruma do estúdio, um grande abraço a todos!

davidfonseca às 03:31
link
Quarta-feira, 27 de Maio de 2009

O Prémio.

(photo:Matt Cardy/Getty Images)

 

Não é difícil perceber que grande parte do mundo está regulado por um certo desejo de ascensão, seja ela social, profissional ou pessoal. Hoje, mais do que nunca, os olhos estão sempre no prémio, chorudo e reluzente, cheio de promessas de felicidade e gratificação instantânea. Sofre-se enquanto se olha para ele, equaciona-se o tempo e quanto faltará para o abraçar. O prémio, maior do que tudo e sobre as cabeças de todos, acaba por determinar os passos de quem o segue. O caminho até ele é quase sempre ignorado, a luz que o graal dourado emite é tal que cega quem o fixa em demasia.

 

Do outro lado do pano, existe o Cooper's Hill Cheese-Rolling: uma vez por ano (numa tradição inglesa com mais de 200 anos) homens e mulheres correm por uma colina com uma inclinação vertiginosa, sofrem todo o tipo de escoriações, partem braços e pernas, atiram literalmente os seus corpos numa tentativa de ganhar a corrida até ao final do terreno. O prémio? Um queijo redondo que, com eles, desceu pela colina abaixo.

 

Já disse muitas vezes que o conceito de inspiração é muito vago para mim, mas se tivesse de eleger um momento inspirador, este seria um de certeza.

 

Mais aqui.

davidfonseca às 23:12
link
Terça-feira, 12 de Maio de 2009

Lost In The Mist

© Robert Longo
Untitled (Et In Arcadia Ego), 2009
Charcoal on mounted paper
60 x 114 inches (152.4 x 289.6 cm)

 

© Robert Longo

Untitled (Cathedral of Light), 2008

Charcoal on mounted paper

119-7/8 x 59-3/4 inches (each panel) (5 PANELS)

 

 

R O B E R T    L O N G O

davidfonseca às 04:57
link
Quarta-feira, 22 de Abril de 2009

Fears

 

Fear #09: “A fearless adventurer is on his way to climb up his last mountain. After that he will only stay home, reading newspapers, drinking tea and picking his nose. This is the daydreaming in his head right now. He is used to it. Actually this really will be his last mountain. An avalanche is coming.”

 

 

 

Fear #11: “A big fear, a medium-sized fear and a small fear decided to work together on a family of four.”

 

(do livro "99 Fears" de Nedko Solakov)

davidfonseca às 22:43
link
Sábado, 18 de Abril de 2009

In Dreams

Tive um sonho estranho ontem. Passava-se numa sala escura habitada por caras desconhecidas, tudo num tom granuloso e misterioso. No meio de incógnitos, o Billy Idol sentava-se numa mesa com uma loura e o Kris Kristofferson largava uma sonora gargalhada. À frente deles, um palco pequeno albergava uma série de músicos, posicionados de forma clássica, quase simétrica. De um lado, o Tom Waits e a KD Lang. Do outro, o Bruce Springsteen e o Elvis Costello. E no centro, uma figura estranha cantava como só os anjos sabem fazer.

 

davidfonseca às 23:19
link
Segunda-feira, 16 de Março de 2009

Follow Me Around

 

Contra todas as minhas previsões iniciais, o Twitter revelou-se um instrumento e tanto para mostrar um pouco daquilo que vai acontecendo na tour...e em tempo real! A poucas horas de partir para Austin, preparo agora as malas para a minha 3ª participação no South by Southwest. All aboard!!

 

 

A minha comparsa no crime, Rita Redshoes, fará as vezes da minha banda no meu showcase, enfrentaremos os texanos como uma dupla sonora e perigosa. No showcase dela, aplicamos a arte do vice-versa.

 

E enquanto não chega a hora da partida, aqui fica o novo vídeo da Rita para o meu tema preferido do disco dela, "Choose Love". Até já!

davidfonseca às 19:58
link
Terça-feira, 10 de Março de 2009

No rain in Spain

 

Amanhã partirei para Espanha numa mini-digressão de concertos e promoção. Quatro meses depois das primeiras apresentações do disco “Dreams In Colour” no país vizinho, volto para 3 concertos em clubes emblemáticos das cidades escolhidas: Madrid (12 Março, Sala Heineken), Barcelona (13 de Março, Bikini) e Terrassa (14 de Março, Faktoria D’Arts). Se estiverem perto, apareçam e façam a festa connosco!


Desta vez vou tentar manter-vos a par de todas as aventuras da digressão através do Twitter, esse sistema do demo que parece a todos encantar e seduzir. Como é improvável que tenha tempo para manter este blog actualizado, esta é uma maneira de levar-vos aos bastidores desta tour de forma simples e, literalmente, imediata.


O Twitter irá depois seguir-me para Austin para a minha 3ª participação no festival South by Southwest. Já me torno um frequentador habitual desta tasca musical do Texas onde cerca de 2000 (sim, duas mil) bandas de todo o mundo se juntam para uma grande festa. Este ano a presença portuguesa está garantida com nomes como Clã, Rita Redshoes (que vai tocar comigo no showcase), The Legendary Tigerman e Nicole Eitner. Não vou fazer um videoblog desta vez, mas o Twitter será muito mais interactivo e será interessante comunicar online a partir dos sítios onde as coisas estão a acontecer. É quase como uma Polaroid, mas com menos tempo de espera e sem abananços desnecessários.

 

E agora vou voltar aos ensaios!

Abraço

David

davidfonseca às 05:59
link
Segunda-feira, 2 de Março de 2009

A América de Zoe Strauss

 

 

 

photos by Zoe Strauss

 

De vez em quando descubro alguém cujo talento, visão e engenho me atingem de forma singular. Como um soco no estômago, o trabalho de Zoe Strauss é fabuloso em vários prismas, viajando pela América profunda e pelas suas personagens e histórias. Envolve-se, cria uma relação próxima com quem está à frente da sua câmara (no seu livro partilha algumas das histórias dos intervenientes) e revela uma crueza algo heróica nas suas paisagens e retratos.

 

Podem visitar o seu blog, flickr e o seu livro (o responsável directo pela minha descoberta).

 

 

davidfonseca às 03:21
link
Sábado, 14 de Fevereiro de 2009

"Hey Man, Slow Down"

 

É um facto que este blog tem estado adormecido durante este 2009 ainda tão jovem e cheio de promessas, mas era inevitável. Depois de uma tour gigantesca, centenas de momentos e pessoas, o zunido nos ouvidos, as viagens intermináveis, milhares de palavras, ecrãs e tecnologia, nada como um retorno ao analógico em todas as suas formas.

 

Recupero o prazer dos dedos no piano, o som das cordas à frente da minha cara. O cruzamento improvável de todo o tipo de pedais de guitarra. O som seco do ukelele em oposição ao grito agudo do cavaquinho. As máquinas de ritmos da década de 70 e 80. O xilofone que esteve guardado num sotão de uma senhora numa cidade inglesa e que agora martelo suavemente depois de um leilão competitivo online.

 

 

O cheiro do fixador e as molas para prender os negativos. As quantidades e as temperaturas. A ausência completa de luz, uma tesoura e um tanque. Como andar de bicicleta. 

 

 

 

E para quem gosta deste acontecimento industrial chamado Dia dos Namorados, aqui fica uma foto com o espírito da coisa.

 

Até já!

 

PS - e TWITTER, já têm?

*fotos de david fonseca

 

davidfonseca às 04:10
link
Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2008

Ready for blast-off

 

Here we go 2009!!!

 

Agarrem-se bem ao veículo, vem aí uma aventura trepidante!

Um bom ano a todos!

davidfonseca às 00:50
link
Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2008

Santa says "JUMP!"

Há algumas semanas lancei um passatempo natalício (exclusivo à minha mailing list) onde era proposto aos seus assinantes que fizessem uma foto com uma mensagem de natal. As únicas condições era que segurassem um papel/cartaz com a dita mensagem e que estivessem a saltar, ou seja, que os seus pés não tocassem no chão.

 

Recebi MUITAS fotos e não foi nada fácil escolher as vencedoras, mas cá estão elas. São 8 e vão receber na caixa do correio um dos posters que fizeram parte do videoclip "Superstars". Espero que se tenham divertido tanto a fazer estas fotos como é divertido olhar para elas!

 

Obrigado a todos os participantes, é incrível a quantidade de pessoas criativas e talentosas desse lado do ecrã!

 

Santa says "JUMMMMMP!"

 

 

 

 

 

 

 

 

davidfonseca às 18:30
link